Por dentro do motor
Voltamos por aqui para mostrar a vocês mais detalhes do processo de gravação desse projeto que vem pra somar com tudo que a RC Team já tem e o que podemos vir a produzir no futuro para a nossa loja.
De forma simples, os sons foram gravados com um microfone de alto poder de captação para trazermos, com muita qualidade, o som real do caminhão para dentro do Euro Truck Simulator 2.
O CAMINHÃO
O caminhão escolhido para a gravação foi um Mercedes-Benz Axor 3344, 6×4, cedido pela Mecânica Atlas, do Grupo Ingá, concessionário Mercedes-Benz de Videira-SC e região. A configuração do caminhão é muito comum em ambientes fora-de-estrada. O exemplar em questão foi produzido numa configuração de chassi rígido, já com engate para reboque “julieta”.
A escolha do caminhão foi dada principalmente por conta do motor que ele utiliza: O Lendário Mercedes-Benz OM-457 LA. O Motor OM-457 LA é usado desde o final da década de 90, até os dias atuais, com diversas atualizações, incluindo as adequações para o Proconve P7 (Euro 5). Um detalhe interessante, é que esse mesmo motor foi utilizado em caminhões de outras marcas como Kamaz, Freightliner (sob a produção da Detroit Diesel), MAN (sob a produção da própria MAN, e nomenclatura MAN D-2866).
Logicamente, o modelo também foi escolhido de acordo com os caminhões que a concessionária poderia disponibilizar para nós, que poderia ser qualquer modelo que utilizasse o motor OM-457 LA.
A negociação para fazer essa gravação se decorreu durante bastante tempo, então diversos caminhões foram cotados para a mesma, entre eles: Mercedes-Benz Atron 1635, Axor 2036 e Axor 2041. Acabamos fechando no modelo Axor 3344 por conta da agenda.
A GRAVAÇÃO
Para extrairmos o máximo de qualidade do som real do veículo, e transferir isso para o Euro Truck Simulator 2, é necessário, além de muita calibração, consistência e atenção nos momentos de gravação, samples dos sons de diversas posições diferentes do motor, e também em vários regimes de trabalho e várias rotações (geralmente a cada 100 RPM), pois o som do motor em cada um dos lados. e em cada regime de trabalho é diferente.
Para aproveitar o veículo cedido pela concessionária, também foram gravados diversos sons de detalhes, como sons de freio, de botões e interruptores do painel.
Para fazer a gravação foram necessárias 3 horas, entre toda a preparação, calibração dos equipamentos, pausas para reajustes/recalibração, e também pesquisa sobre o funcionamento do veículo. Dentro desse tempo, para aproveitar a oportunidade do veículo disponível, foram tiradas fotos de diversos detalhes do caminhão, de partes que são mais difíceis de se encontrar referências ou então de peças que são compartilhadas entre outros veículos da própria Mercedes-Benz.
Em um próximo post, abordaremos um alguns detalhes mais técnicos sobre o nosso equipamento usado para essa gravação.
Por hoje é isso, fiquem atentos às nossas mídias sociais para ficar sabendo sobre mais novidades feitas especialmente para vocês.
Até a próxima!
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