Lançamos os bitrens Guerra versão 4.0 para Euro Truck Simulator 2
Breve história
A nossa atual geração de modelos de graneleiros Guerra teve início em 2019 com o desenvolvimento da versão 6.0 da Graneleira LS 2010 e desde então trabalhamos em outros modelos como os bitrens 7 e 9 Eixos da marca para o ETS 2.
Passamos por diversas fases de criação e amadurecimento das ideias de modelagem, montagem e definições de uso no game.
Chegamos na versão 4.0
A versão 4.0 traz algumas novidades que são focadas nos jogadores que veem o ETS 2 como um simulador de caminhões. Retrabalhamos o peso dos implementos (TARA) e seguimos essa linha de trabalho até chegar em uma definição de capacidade de carga mais apurada. Alguns novos acessórios foram adicionados aos modelos: Duas versões da cozinha Oselame e a geladeira externa da Elber.
O modelo continua a oferecer tudo que já oferecia anteriormente, variações de tampas, lonas, arcos, pneus, rodas, calotas, rodoar e muito mais. Claro que não posso esquecer de falar que os modelos foram novamente exportados com materiais e texturas atualizadas para corresponder às novas definições de performance do jogo.
A quantidade de tampas influirá na capacidade de carga
Com as novas definições de carregamento, é possível simular de uma maneira mais refinada a capacidade de carga dos semirreboques sem estourar o limite de peso permitido.
De acordo com a Lei da Balança brasileira, o bitrem de 7 eixos tracionado por cavalo mecânico 6×2 passa com 57t, enquanto o 9 eixos tracionado por cavalo mecânico 6×4 passa com 74t. Sabemos também que as variantes que compõem o peso total combinado (PBT) são diversas, por isso criamos constantes de peso para fazer nossos cálculos matemáticos e se adequar às possibilidades do ETS 2.
Com base em informações reais definimos os pesos dos modelos que eram oferecidos ao mercado do mundo real nos anos 2010, levando em consideração número de eixos, materiais utilizados nas tampas, dimensões gerais além da quantidade e tamanho das tampas de cada composição.
Uma vez definido isso, trabalhamos isoladamente o peso médio de cada tampa e o peso por fileiras completa, um trabalho bem diferente na vida de quem cria mod para ETS 2 e que não precisa passar em uma balança. Antes que passe despercebido, deixamos aqui uma menção honrosa ao amigo Osmar Beloni que foi um dos mentores desta ideia e testou por vários dias os pesos de conjuntos típicos vazios e carregados.
Continuando, com todas as constantes definidas conseguimos configurar e ajustar todas as TARAS corretamente e o resultado foi algo fantástico. Bitrens com apenas tampas baixas (80cm) carregam em média 2t a mais do que os bitrens de tampa de 180 cm (80cm + 100cm).
Esse ajuste é essencial para quem simula, busca melhor média e lucratividade no ambiente do simulador. E estamos realmente felizes com essa nova forma de poder configurar os nossos implementos, já que seguimos à risca as ficha técnicas dos caminhões. Caminhamos para um ambiente ainda mais rico em informações técnicas e simulação.
Inclusão da DLC de Cargas Essenciais
Anteriormente era possível adquirir a DLC de Cargas Essenciais para os bitrens em nossa loja virtual, essa decisão era justificada pela dificuldade de poder financiar os trabalhos dos novos modelos de reboques que seriam entregues aos antigos clientes dos pacotes adicionais, uma vez que a maioria dos cliente tinham adquirido com valores baixíssimos.
A DLC de cargas teve o seu momento e o seu relativo sucesso sendo exigidas no tráfego, mas diversos fatores contribuíram para o fim dela. O fator mais importante foi que muitos não estavam mais dispostos a pagar pelas modificações de cargas, então unificamos tudo junto com os bitrens.
Autor: Victor Rodrigues – RC TEAM.
As Mais Lidas
RC FREE 1.9 – Lançamos a versão do mod free para ETS 2 1.43
Postado em 11/04/2022
RCFREE – Graneleira Guerra
Postado em 23/12/2022
RCFREE – Mercedes-Benz Actros 2010 Brasileiro
Postado em 02/09/2022
Tanque Isotérmico America Implementos
Postado em 18/10/2017